ESTUDO: AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPIRITO TEMA: Obras da Carne & Frutos do Espírito TEXTO BASE: GALATAS:5-19-23 OBRAS DA CARNE. “Carne” (gr. sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal (Rm 8.6-8,13; Gl 5.17,21). Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14; ver Gl 5.17). As obras da carne (GL - 5.19-21) incluem: (1) “Prostituição” (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (cf. Mt 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1Co 5.1). Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um só em português: prostituição. (2) “Impureza” (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3; Cl 3.5). (3) “Lascívia” (gr. aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2Co 12.21). (4) “Idolatria” (gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5). (5) “Feitiçarias” (gr. pharmakeia), i.e., espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática da feitiçaria (Êx 7.11,22; 8.18; Ap 9.21; 18.23). (6) “Inimizades” (gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizade extremas. (7) “Porfias” (gr. eris), i.e., brigas, oposição, luta por superioridade (Rm 1.29; 1Co 1.11; 3.3). (8) “Emulações” (gr. zelos), i.e., ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1Co 3.3). (9) “Iras” (gr. thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8). (10) “Pelejas” (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder (2Co 12.20; Fp 1.16,17). (11) “Dissensões” (gr. dichostasia), i.e., introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm 16.17). (12) “Heresias” (gr. hairesis), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1Co 11.19). (13) “Invejas” (gr. fthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos. (14) “Homicídios” (gr. phonos), i.e., matar o próximo por perversidade. A tradução do termo phonos na Bíblia de Almeida está embutida na tradução de methe, a seguir, por tratar-se de práticas conexas. (15) “Bebedices” (gr. methe), i.e., descontrole das faculdades físicas e mentais por meio de bebida embriagante. (16) “Glutonarias” (gr. komos), i.e., diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes. As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus, i.e., não terá salvação (5.21; ver 1Co 6.9). O FRUTO DO ESPÍRITO. Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do Espírito”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus (ver Rm 8.5-14 nota; 8.14 nota; cf. 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9). O fruto do Espírito inclui: (1) “Caridade” (amor) (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14). (2) “Gozo” (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de Deus, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em Cristo (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14). (3) “Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20). (4) “Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1). (5) “Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3). (6) “Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13). (7) “Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10). (8) “Mansidão” (gr. prautes), i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de Jesus, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20). (9) “Temperança” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5). O ensino final de Paulo sobre o fruto do Espírito é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos. Dons do Espírito Santo a) Dons Ministeriais para a Igreja Dom Definição Textos Exemplos Apóstolo (especifico) Os diretamente comissionados pelo Senhor Jesus para estabelecer a igreja e a mensagem genuína do evangelho. At 4.33-37; 5.12-42; 9.27; 11.1; 15.1-6; 1Co 9.5; 12.28,29; Gl 1.17; Ef 2.20; 4.11; Jd 17 :Apóstolos: Mt 10.2; Mc 3.14: Paulo: Rm 1.1; 1Co 1.1: Pedro: 1Pe 1.1; 2Pe 1.1 Apóstolo (geral) Qualquer mensageiro biblicamente comissionado como missionário ou para outras responsabilidades especiais. At 13.1-3;1Co 12.28,29 ;Ef 4.11 :Barnabé: At 14.4,14 : Andrônico: Rm 16.7 :Tito e ouros: 2Co 8.23 Epafrodito: Fp 2.25 : Tiago: Gl 1.19 Profeta: Os que falavam sob a inspiração do Espírito Santo, trazendo da parte de Deus uma mensagem para a igreja, e cuja motivação e preocupação principais tinham a ver com a vida espiritual e a pureza da igreja. Rm 12.6 ; 1Co 12.10; 14.1-33 ;Ef 4.11 ;1Ts 5.20,21 ;1Tm 1.18 ;1Pe 4.11 ;1Jo 4.1-3 :Pedro:At 2.14-40; 3.12-26: Paulo: At 13.1,16-41 : Barnabé: At 13.1 :Simeão: At 13.1 :Ágabo: At 11.27,28; 21.10 Judas e Silas: At 15.32 :João: Ap 1.1,3; 10.8-11 Evangelista Os que receberam dons de Deus para proclamar o evangelho aos não salvos. Ef 4.11: Filipe: At 8.5-8, 26-40 ; Paulo: At 26.16-18 Pastor Os escolhidos e dotados por Deus para dirigir a igreja e cuidar das suas necessidades espirituais. At 14.23; 15.1-6 ; Rm 12.8; Ef 4.11,12 ;Fp 1.1 ;1Tm 3.1-7; 5.17-20 ;Tt 1.5-9: Hb 13.17 ;1Pe 5.1-5; Timóteo:1Tm 1.1-4; 4.12 ;Tito: Tt 1.4,5 ;Pedro: 1Pe 5.1 ;João:1Jo 2.1,12-14 ;Gaio: 3Jo 1-7 Mestre Os dotados por Deus para esclarecer e explicar a Palavra de Deus para a edificação da igreja. Rm 12.7 ;Ef 4.11 ;Cl 3.16 ;1Tm 3.2; 5.17 ;2Tm 2.2,24 :Paulo: At 15.35; 20:20 ;Barnabé: At 15.35: Apolo: At 18.25-28 ;Timóteo: 1Co 4.17 ; Tito: Tt 2.1-3,9,10 Diácono Os escolhidos e dotados por Deus para prestar assistência prática aos membros da igreja. At 6.1-6 ;Rm 12.7 ;Fp 1.1 ;1Pe 4.11 Sete diáconos: At 6.5 Febe: Rm 16.1,2 Socorro Os dotados por Deus para várias modalidades especificas de auxilio. 1Co 12.18 ;Paulo: At 20.35 ;Lídia: At 16.14,15 ;Gaio: 3Jo 5-8 Administrador Os dotados por Deus pra orientar e supervisionar atividades diversas da igreja. 1Co 12.7 ;Ef 4.11,12 ;1Tm 3.1-7 ;Hb 13.7-17,24 ;Pedro: At 6.3,4; 11.1-18 ;Paulo: At 20.1-35 Exortador Os dotados por Deus para motivar outros cristãos a uma fé mais profunda em cristo, a uma maior dedicação a Ele, a uma manifestação mais plena do fruto do Espírito e a uma separação completa do mundo. Rm 12.8 ;1Co 14.3 ;1Ts 5.11,14-22 ;Hb 10.24,25; Barnabé: At 11.23,24 ;Paulo: Gl 5.16-26 ;Judas e Silas: At 15.32 ;Timóteo: 1Ts 3.2; 2Tm 4.2 ;Tito: Tt 2.6,13 ;Pedro: 1Pe 5.1,2 ; João: 1Jo 2.15-17; 3.1-3 Doador Os capacitados por Deus para darem liberalmente dos seus recursos para as necessidades do povo de Deus. At 2.44,45; 4.34,35 ;1Co 16.1-4 ;2Co 8.9 ;Ef 4.28 ;1Tm 6.17-19 :Barnabé: At 4.36,37 Cristãos da Macedônia: Rm 15.26,27; 2Co 8.1-5 Cristãos da Acaia: Rm 15.26,27; 2Co 9.2 Consolador Os chamados por Deus para consolar os aflitos mediante atos de misericórdia. Rm 12.8 ; 2Co 1.3-7; Paulo: 2Co 1.4 Cristãos hebreus: Hb 10.34 ; Dorcas: At 9.36-39 b) Manifestações do Espírito Santo na vida dos crentes Palavra de Sabedoria Uma enunciação do Espírito Santo aplicando a Palavra de Deus, ou a sua sabedoria, a uma determinada situação. At 6.3 ;1Co 12.8; 13.2,9,12 ;Estevão: At 6.10 ; Tiago: At 15.13-21 Palavra de Conhecimento É o Espírito Santo revelando conhecimento a respeito de pessoas, circunstâncias, ou verdades bíblicas. At 10.47,48; 13.2 ;1Co 12.8; 13.2,9,12; Pedro: At 5.9,10 Fé Fé sobrenatural comunicada pelo Espírito Santo, capacitando o crente a crer em Deus, para a realização de milagres. Mt 21.21,22 ; Mc 9.23,24 ;Lc 17.6 ;At 3.1-8; 6.5-8 ;1Co 12.9; 13.2 ;Tg 5.14,15 ;Centurião: Mt 8.5-13 Mulher Enferma: Mt 9.20 ; Cegos: Mt 9.27-29 ; Mulher Pecadora: Lc 9.36; Leproso: Lc 17.11-19 Cura Restauração da saúde de alguém por meios sobrenaturais divinos. Mt 4.23,24; 8.16 ;Mc 1.32-34; 6.13 ;Lc 4.40,41; 9.1,2 ;Jo 6.2; 14.12 ;At 4.30;5.15,16 ;1Co 12.9,28,30 Operação de Maravilhas Poder divino sobrenatural para alterar o curso da natureza Mt 4.23,24; 8.16 ;Mc 1.32,33,39 ;Lc 4.40,41; 9.1 ;Jo 7.3; 10.25,32 ;At 2.22,43; 4.30 ;Rm 15.19 ; 1Co 12.10,29; 2Co 12.12; Gl 3.5 Profecia A capacidade momentânea e especial para transmitir mensagem, advertência, exortação ou revelação da parte de Deus sob a direção do Espírito Santo. Lc 12.12 ; At 2.17,18 ;1Co 12.10; 13.9 ;Ef 4.11 ;1Ts 5.20,21 ;2Pe 1.20,21 ;1Jo 4.1-3 ;Isabel: Lc 1.40-45 Maria: Lc 1.46-55 ;Zacarias: Lc 1.67-79 ;Pedro: At 2.14-40; 4.8-12 ;Ágabo: At 21.10,11 Discernimento de espíritos Capacidade especial para julgar se profecias e enunciações sobrenaturais outras, provém do Espírito Santo. 1Co 12.10; 14.29 ;Pedro: At 8.18-24 ;Paulo: At 13.8-12; 16.16 Falar em outras Línguas Expressar-se a nível do espírito, sob a influência direta do Espírito Santo, numa língua que a pessoa não aprendeu e nem conhece. 1Co 12.10,28,30; 13.1; 14.1-40 Discípulos: At 2.4-11 ;Cornélio: At 10.44,45 ;Crentes: At 19.2-7 ;Paulo: 1Co 14.6,15,18 Interpretação de Línguas Capacidade especial para interpretar o que é falado em línguas estranhas, pelo Espírito Santo. 1Co 12.10,30; 14.5; 13.26-28